top of page

Nossos projetos

Para saber mais sobre as atividades e projetos que já foram realizados na IluMina clique aqui. Atualmente contamos com dois projetos contínuos e atividades e eventos pontuais.

EcoEscolas

O projeto EcoEscolas é focado nas visitas guiadas de estudantes do ensino fundamental, médio e superior, com turmas de aproximadamente 30 estudantes por educador. As visitas duram em média 3 a 4 horas e podem ser agendadas nos turnos matutino - de 8h às 12h - e vespertino - de 14h às 18h. O valor sugerido para a visitação é de R$30,00 por estudante, incluindo a visita guiada, a oficina prática e o lanche. Esclarecemos que estamos abertos a negociações e outras propostas.

O percurso de visitação das turmas aborda diversos elementos presentes na Ilumina, dentre eles: sistemas de saneamento ecológico (banheiro seco, biodigestor, fossa de evapotranspiração), tratamento de águas cinzas, composteira/minhocário, viveiro de mudas nativas, meliponário, nascente, bioconstrução, vegetação nativa do cerrado e outros.

O Instituto Ilumina oferece as seguintes oficinas práticas: pintura natural com tinta de terra e plantio de sementes do Cerrado. As escolas podem sugerir temas específicos e/ou oficinas práticas para serem realizadas durante o percurso.


Assista o vídeo ao lado para conhecer mais o nosso projeto e se quiser ver mais fotos clique aqui.
Entre em contato conosco para mais informações e agendamentos!

Salão Principal (Hugo Rodas)

O Instituto Ilumina recebe apresentações, ensaios e espetáculos da cena brasiliense em sua sala de teatro (a Sala Hugo Rodas, construída em parceria com o próprio Hugo) e fora dela, na farta mata protegida pelo projeto.

Mas sua atuação vai muito além de receber apresentações: em parceria com artistas locais e instituições de formação e pesquisa como a UnB e o IFB, a Ilumina vem desenvolvendo cursos, oficinas, saídas de campo, apresentações, seminários e encontros variados de maneira crescente e plural desde sua fundação em 2010.

Assim, vem se desenvolvendo uma integração dos valores buscados pelos ODS's às ações
artísticas e culturais.

Desde ações práticas e educativas no sentido do desenvolvimento e valorização de Comunidades Sustentáveis (ODS n°11), Agricultura Sustentável ( n°2), manutenção de água potável (n°6) até a implementação diária de ações Contra a Mudança Global do Clima (n°13) e contra a desigualdade (n°5 e 10), a ONG vem implementando os objetivos da Agenda 2030 como alguns dos princípios norteadores dos seus trabalhos, tanto no sentido de estrutura (física e relacional) quanto dos processos criativos e apresentações.

bottom of page